O que é a ortodontia?

A ortodontia é a especialidade odontológica que trata dos problemas de posicionamento dos dentes e de desenvolvimento dos maxilares (também conhecido como ortopedia dos maxilares).

Dentes tortos ou mal posicionados são difíceis de ser higienizados, podendo ser perdidos precocemente, devido à cáries e à doença periodontal (problemas no osso de suporte e tecido gengival ao redor dos dentes). Também dificultam a mastigação e sobrecarregam as articulações e músculos da face podendo levar a dores de cabeça, síndrome da ATM (Articulação Têmporo-Mandibular, formada pela mandíbula e o crânio) e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas.

Quais os tipos de aparelhos ortodônticos?

Os aparelhos dentários podem ser divididos em dois grupos: fixos e removíveis.

Aparelhos fixos:
São aparelhos unidos aos dentes através de uma substância adesiva (resina) ou cimento (ionômero de vidro). São compostos por bráquetes, tubos e anéis que suportam um arco metálico responsável pela movimentação dentária. Estes permitem uma maior movimentação dos dentes e dependem menos da colaboração do paciente.

Os bráquetes podem ser estéticos ou metálicos:
metalico_estetico_1






- Os bráquetes metálicos são na cor prata (anti-estéticos), porém têm um custo mais baixo e além disso permitem uma movimentação mais rápida devido ao menor atrito do fio com o metal.metalico_1








- Os bráquetes estéticos, apesar de terem uma movimentação um pouco mais vagarosa, oferecem uma
aparência mais agradável ao paciente. Estes podem ser de porcelana ou safira.
- Os bráquetes de porcelana são estéticos com uma aparência leitosa de cor bem parecida com o esmalte dos dentes. porcelana_1







- Os bráquetes de safira são os mais modernos em termos de estética. Por serem feitos a base de cerâmica monocristalina tratada termicamente, possuem um melhor acabamento permitindo uma aparência translúcida (quase transparente) tornando-o quase imperceptível, principalmente em fotos. Este tipo de aparelho é muito usado atualmente por artistas que priorizam a estética em seu trabalho.

safira_1







Aparelhos Removíveis:
Este tipo de aparelho é encaixado dentro da boca, podendo ser retirado e colocado pelo próprio paciente. Sendo assim, este aparelho depende diretamente da colaboração do paciente para a obtenção de um resultado satisfatório. 

Os aparelhos removíveis podem ser ortodônticos, os quais realizam pequenas movimentações dentárias, ou ortopédicos, utilizados nas correções de alterações esqueléticas (ósseas). Os aparelhos ortopédicos são indicados para pacientes em fase de crescimento ósseo (de 4 a 12 anos de idade) onde a sua função é permitir uma remodelação óssea durante o crescimento, induzindo ou contendo o desenvolvimento ósseo de uma ou ambas as arcadas, obtendo uma capacidade melhor de reação dos tecidos e uma facilidade maior na correção dentária.

Os aparelhos removíveis também podem ser divididos em simples ou bimaxilares. 
- Os aparelhos simples são encaixados em uma das arcadas e/ou em ambas separadamente. 
removivel














- Os aparelhos bimaxilares são um tipo de aparelho único que encaixa simultanamente em ambas as arcadas, permitindo uma melhor relação entre elas. Este aparelho têm sido muito usado atualmente por permitir um resultado excelente e com mais rapidez. Porém por ficar mais "solto" na boca alguns pacientes têm dificuldade de adaptação.bimaxilar_1












O tratamento ortodôntico é caro?
Atualmente devido a grande variedade de ofertas de diferentes aparelhos no mercado, o custo do tratamento tem reduzido bastante, se tornando um tratamento bem mais acessível financeiramente.
A Clínica Orthoblue possui diferentes tipos de aparelhos e tende a facilitar o pagamento de cada um deles para beneficiar o paciente. Venha fazer um orçamento conosco!



 
 
  Site Map